Quem sou eu

Meu nome é Rosana Garcia Hess.
Sou professora de Inglês e dou aula pra crianças (a partir de 1 ano e meio) há 11 anos. Sou formada em Letras-Inglês pela PUC-PR e tenho Pós Graduação em Estudos Linguísticos.
e-mail: rosanagarciahess@ig.com.br

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Ferramentas web 2.0

Apesar de já ter um blog pessoal, onde posto minhas coisas de artesanato, me surpreendi muito ao começar a estudar as Ferramentas da web 2.0 . Nomes como “Partilha de Favoritos Online” ou “Redes Sociais” mexeram comigo...pesquisando mais um pouco me deparei com Ning, Wiki, Facebook, Twitter...entre outros.
Escolhi o uso de 2 ferramentas: Twitter e Wiki pois acho que o professor tem em mãos inúmeras novas oportunidades para promover ( junto dos seus alunos), uma aprendizagem autêntica. Como no texto do Professor Humberto Zanetti “os alunos podem divulgar e debater idéias”. Acredito que se usarmos estas ferramentas atingiremos até os alunos mais desinteressados na matéria (seja ela qual for).

Twitter é um microblog onde se podem postar mensagens de no máximo 140 caracteres em cada postagem
Mas ele não é como um blog comum: é um blog colaborativo. Você pode ver não só as mensagens postadas por você mesmo, como também as mensagens do Twitter de outras pessoas que você escolher. No Twitter você "segue" pessoas e é "seguido" por elas. Seus seguidores podem ver quem você segue e podem interessar-se em seguir seus amigos também. Dessa maneira, forma-se uma rede, em que todos recebem no seu Twitter mensagens de muitas pessoas. É uma comunicação ágil, já que são mensagens muito curtas, e de muito alcance, pois o número de seguidores que você pode ter é ilimitado.
Para utilizar o Twitter, você deve se cadastrar, gratuitamente, no site: http://twitter.com utilizando um endereço de e-mail. Depois, pode efetuar o login nessa mesma página, e a partir daí é só se familiarizar com os termos mais usados:

Sou professora de Língua Inglesa na rede particular de ensino e uso a sala de informática e também o Smartboard (lousa interativa) para as aulas de “listening” e
“ speaking” .
Li também o texto publicado no link abaixo, com idéias de uso do twitter e achei algumas atividades bem dinâmicas e poderia usá-las com meus alunos.
http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=797
A Revista Escola disponibilizou o link abaixo com idéias do uso do twitter nas aulas de Inglês:
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-estrangeira/pratica-pedagogica/twitter-aulas-lingua-inglesa-524442.shtml


Wiki:
O termo wiki popularizou-se após o surgimento da Wikipédia (editada em cerca de trinta línguas diferentes) que cresce a cada dia que passa com os contribuições de voluntários das mais diversas áreas.
Chamado “wiki” por consenso, a Wikipédia é um Website colaborativo que permite a edição coletiva de documentos usando um sistema que não necessita que o conteúdo tenha que ser revisto antes da sua publicação
Um Wiki é um Website para o trabalho coletivo de um grupo de autores. A sua estrutura lógica é muito semelhante à de um Blog, mas com a funcionalidade acrescida de qualquer visitante poder clicar para modificar, agregar ou suprimir o conteúdo da página, ainda que este tenha sido criado por outros autores (Coutinho & Júnior, 2007). Assim, é possível corrigir erros, complementar idéias e inserir novas informações – o conteúdo de um artigo atualiza-se graças à coletividade. Além disso, podem inserir-se comentários no texto de outros autores com informações úteis que enriquecem o trabalho colaborativo.
Santamaria e Abraira (2006) consideram como potencialidades educativas dos Wikis a interação e colaboração dinâmica com os alunos; a possibilidade de troca de idéias, criar aplicações, propor linhas de trabalho para determinados objetivos; recriar ou fazer glossários, dicionários, livros de texto, manuais, repor aulas, etc; ver todo o histórico de modificações, permitindo ao professor avaliar a evolução registrada; e gerar estruturas de conhecimento partilhado e colaborativo que potencia a criação de comunidades de aprendizagem.
Em suma, os alunos têm a oportunidade de aprender com os colegas e consultar
o material por eles produzidos


http://pt.wikipedia.org/wiki/Twitter
http://www.google.com
http://www.educarede.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário